fbpx

Pragas da alface: saiba como acabar com elas

lagarta-militar

As pragas da alface tiram o sono de todo produtor. Isso porque elas atacam outras hortaliças também e causam perdas significativas na horta, impactando a lucratividade. Saiba como identificar as pragas da alface e qual a solução para acabar com cada uma delas. 

Formigas cortadeiras

Como identificar as formigas cortadeiras

Existem dois tipos de formigas cortadeiras que atacam hortaliças: a saúva (Atta spp.) e a quenquém (Acromyrmex spp.). Uma das diferenças entre elas está no tipo de ninho: os ninhos das saúvas são facilmente visualizados, com monte de terra solta na superfície. Já os ninhos das quenquéns são pequenos, cobertos de palha e pedaços de plantas.

Outra diferença entre as formigas está no formato do corpo delas: a saúva é maior, tem três pares de espinhos nas costas e barriga lisa. A quenquém é um pouco menor, tem quatro pares de espinhos nas costas e barriga enrugada.

Mas tanto a saúva quanto a quenquém danificam as plantas da mesma maneira: durante a noite, elas cortam as folhas e carregam os pedaços para o interior da colônia. Lá dentro, esses pedaços de folhas são usados como substrato para um tipo de fungo, que é o alimento das formigas.

No cultivo de alface, é muito comum o corte das mudas e folhas jovens próximas ao solo, causando grande prejuízo com a morte das plantas. Quando a infestação é muito grave, é necessário fazer o replantio das mudas.

formiga cortadeira sauva
Formiga cortadeira: saúva. — Foto: Moises Lopes Fernandes/ Embrapa
formiga cortadeira quenquem
Formiga cortadeira: quenquém (com 4 pares de espinhos nas costas). — Foto: Moises Lopes Fernandes/ Embrapa.

Controle das formigas cortadeiras

Anote estas dicas para acabar com as formigas cortadeiras:

  1. Plante batata-doce ao redor da horta ou entre os canteiros. As formigas cortadeiras não gostam do látex que escorre da rama quando cortada, por isso, a batata-doce funciona como repelente.
  2. Plante gergelim ao redor da horta. As formigas irão atacar os pés de gergelim, que é tóxico para elas, funcionando como inseticida.
  3. Faça um repelente usando cinzas. É muito simples: peneire as cinzas do fundo da churrasqueira ou do fogão à lenha. Misture com água e pulverize sobre as plantas no final da tarde.

Grilos e paquinhas

grilo
Grilo — Foto: Moises Lopes Fernandes/ Embrapa
paquinha
Paquinha — Foto: Moises Lopes Fernandes/ Embrapa

Grilos e paquinhas são insetos com cerca de 3 cm de comprimento, de coloração amarelada ou pardo-escura. Durante o dia, ficam escondidos em ambientes escuros e úmidos. À noite, saem para se alimentar.

Os danos provocados pelos grilos e paquinhas na alface são o corte de mudas e folhas novas perto do solo, prejudicando toda a horta.

Armadilha para o controle de grilos e paquinhas

A Safra Viva vai te ajudar a fazer uma armadilha para o controle de grilos e paquinhas. Você vai precisar de:

  • Copos plásticos (se ficar mais fácil para você, pode reaproveitar garrafas pet e latas de óleo)
  • Água
  • Detergente neutro

Modo de fazer

Veja como é fácil: enterre os recipientes destampados em diferentes pontos da horta. Encha-os com água e pingue gotas de detergente. 

Faça a manutenção toda semana, tirando os insetos e trocando a água.

Lagartas

Fique atento quando encontrar uma destas lagartas na horta: lagarta-militar, lagarta-rosca, lagarta-falsa-medideira e lagarta Helicoverpa. Elas detonam as folhas de alface e algumas comem os pés novinhos, causando perdas de canteiros inteiros. Veja as fotos para identificar cada uma delas:

lagarta-militar
Lagarta-militar em folha baixeira de alface. — Foto: Moises Lopes Fernandes/ Embrapa
lagarta-rosca
Lagarta rosca — Foto: Fabiano M D Bastos/ Embrapa
lagarta falsa medideira
Lagarta-falsa-medideira — Foto: Moises Lopes Fernandes/ Embrapa
lagarta helicoverpa
Lagarta Helicoverpa — Foto: Moises Lopes Fernandes/ Embrapa

Manejo no controle de lagartas

Para fazer o controle de lagartas na sua horta, faça a catação manual e use inseticidas de qualidade. 

Veja como fazer iscas para lagartas que costumam ficar próximas ao solo (como a lagarta-militar e a lagarta-rosca). Você vai precisar de:

  • 500 g de farelo de arroz, milho ou trigo
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 5 ml de inseticida

Modo de preparo:

Misture bem e faça bolinhas. Espalhe essas bolinhas nos canteiros ao anoitecer. De manhã, recolha as sobras ou enterre-as no local.

Lesmas e caracóis

Lesmas e caracóis são o terror das noites e dos dias chuvosos. Eles raspam as folhas de alface, causando perfurações. Esses moluscos também deixam aqueles temidos rastros brancos e gosmentos nas plantas.

lesma e caracol
Lesma e caracol de tipos que atacam alface. — Fotos: Alexandre Pinho de Moura/ Embrapa

Isca para o controle de lesmas e caracóis

Use iscas para atrair e capturar lesmas e caracóis. Separamos duas ideias certeiras:

  1. Corte folhas e talos de alface (ou de qualquer outra hortaliça folhosa que tenha sido descartada) e coloque sobre pedaços de lona ou folhas de jornal;
  2. Corte pedaços crus de abóbora ou chuchu.

Distribua as iscas pela horta no final da tarde. Na manhã seguinte, recolha as lesmas e caracóis usando uma luva descartável ou saco plástico. Depois enterre as pragas em valas distantes de poços ou cisternas e cubra com uma camada de cal virgem.

Atenção: não jogue sal de cozinha na terra ou sobre os pés de alface! Além de não resolver o problema, contamina o solo, a água e estraga as plantas. Aí o prejuízo aumenta e o tiro acaba saindo pela culatra.

Moscas minadoras 

As moscas minadoras causam verdadeiro estrago em diversas hortaliças. Na alface, as larvas desse tipo de mosca atacam as folhas e abrem galerias esbranquiçadas, em forma de serpentina.

Se a infestação for grande, a mosca minadora causa necrose, secamento das folhas e desfolha, principalmente em pés novos de alface.

mosca minadora
Mosca minadora — Foto: Jorge Anderson Guimarães/ Embrapa
mosca minadora alface
Galeria aberta por larva da mosca minadora. — Foto: Moises Lopes Fernandes/ Embrapa

Manejo no controle da mosca minadora

O combate à mosca minadora no cultivo de alface se faz com manejo integrado: realize inspeções diárias nos canteiro e destrua as folhas contaminadas com as larvas. Ao mesmo tempo, cuide para que a fertilização seja equilibrada (sem excesso de nitrogênio, por exemplo) e utilize inseticidas de qualidade.

Traças das crucíferas

As traças das crucíferas são mariposas cinzentas ou marrons. Seu corpo é estreito e suas asas ficam dobradas em formato de telhado. Mas o que realmente merece atenção são as lagartas dessa praga, pois elas comem as folhas da alface com rapidez, causando perfurações e desfolha.

traça das crucíferas
Traça das crucíferas — Foto: Moises Lopes Fernandes/ Embrapa
lagarta traça das cruciferas
Lagarta da traça das crucíferas. — Foto: Moises Lopes Fernandes/ Embrapa

Combate às traças das crucíferas

Vaquinhas

Vaquinhas (Diabrotica speciosa) são besourinhos que atacam alface e outras hortaliças, além de culturas como feijão e melancia, causando prejuízos devastadores. Existem vaquinhas de muitas cores diferentes, sendo que, na versão verde e amarela, recebem nomes como brasileirinho, cascudinho ou patriota.

As larvas de vaquinhas atacam as raízes da alface, enquanto os adultos se alimentam das folhas.

vaquinha
Vaquinha na versão verde e amarela. — Foto: Miguel Michereff Filho/ Embrapa
vaquinha
Vaquinha com listras pretas e marrons. — Foto: Jorge A. Guimarães/ Embrapa

Como fazer o controle das vaquinhas

Uma ótima dica para o controle natural das vaquinhas é o cultivo de plantas repelentes em torno da horta. São elas: coentro, hortelã e arruda.

Gostou das dicas? Então continue nos acompanhando. Bons lucros e até a próxima!

Referências: 

Algumas alternativas de controle de pragas de hortaliças: pulgões e lagartas. Embrapa Hortaliças. Manaus, 2004.

Guia para identificação de pragas da alface. Embrapa Hortaliças. Brasília, 2020.

Manejo de moscas-minadoras em alface e cebolinha. Embrapa. Circular Técnica 72. Brasília, 2019.

Recomendações para o controle de pragas em hortas urbanas. Embrapa.Circular Técnica 80. Brasília, 2009.