fbpx

Formiga cortadeira: manejo de combate natural


A formiga cortadeira é o terror de diversas culturas. Ela detona as folhas e, quando não controlada, chega a provocar a morte das plantas, causando grande prejuízo na lavoura.

Sorte que existem estudos que comprovam alternativas sustentáveis de controle. Aprenda agora como identificar e combater as formigas cortadeiras na sua plantação.

Como identificar a formiga cortadeira

Existem dois tipos de formigas cortadeiras: a saúva (Atta spp.) e a quenquém (Acromyrmex spp.). Uma das diferenças entre elas está no tipo de ninho: os ninhos das saúvas são facilmente visualizados, com montes de terra solta na superfície. Já os ninhos das quenquéns são pequenos, cobertos de palha e pedaços de plantas.

ninho de sauva formiga cortadeira
Ninho de saúva. — Foto: Moises Lopes Fernandes/ Embrapa
ninho de quenquem
Ninho de quenquém. — Foto: Moises Lopes Fernandes/ Embrapa

Outra diferença entre as formigas está no formato do corpo delas: a saúva é maior, tem três pares de espinhos nas costas e barriga lisa. Já a quenquém é um pouco menor, tem quatro pares de espinhos nas costas e barriga enrugada.

Mas tanto a saúva quanto a quenquém danificam as plantas da mesma maneira: durante a noite, elas cortam as folhas e carregam os pedaços para o interior da colônia. Lá dentro, esses pedaços de folhas são usados como substrato para um tipo de fungo, que é o alimento das formigas.

formiga cortadeira sauva
Formiga cortadeira: saúva. — Foto: Moises Lopes Fernandes/ Embrapa
formiga cortadeira quenquem
Formiga cortadeira: quenquém (com 4 pares de espinhos nas costas). — Foto: Moises Lopes Fernandes/ Embrapa.

Como acabar com a formiga cortadeira

Os inimigos naturais das formigas cortadeira são: aves, sapos, rãs, tatus, tamanduás, lagartos, lagartixas, besouros dos gêneros Canthon e Taeniolobus, formigas dos gêneros Solenopsis, Paratrechina e Nomamyrmex, além de mosca da família Phoridae. Mas sabemos que eles não dão conta do recado, não é mesmo?

Sendo assim, é preciso criar estratégias para proteger a plantação. Então anote essas dicas para acabar com as formigas cortadeiras:

  1. Plante gergelim ao redor da horta. As formigas irão atacar os pés de gergelim, que é tóxico para elas, funcionando como inseticida.
  2. Faça um repelente usando cinzas. É muito simples: peneire as cinzas do fundo da churrasqueira ou do fogão à lenha. Misture com água e pulverize sobre as plantas no final da tarde.
  3. Plante batata-doce ao redor da lavoura ou entre os canteiros. As formigas cortadeiras não gostam do látex que escorre da rama quando cortada, por isso, a batata-doce funciona como repelente.

Formiga cortadeira: barreira

Como vimos, plantar batata-doce ao redor da lavoura funciona como barreira para a formiga cortadeira. Mas você também pode construir outro tipo de barreira, principalmente em torno dos viveiros de mudas, que é um local que elas adoram atacar.

Para isso, você pode abrir simples canais de terra com a enxada mesmo ou então construir canaletas de cimento, fazendo toda a volta do viveiro. Depois, é só encher de água e pingar gotas de detergente neutro.

Formiga cortadeira: combate natural

Além das dicas acima, há outras formas eficientes de combater a formiga cortadeira de maneira sustentável, eliminando o fungo que alimenta a formiga. Isto é, sem alimento, sem formiga. 

Faça um print dessa tela com mais 3 alternativas de controle:

1. Laranja

Abra um buraco no formigueiro e coloque uma laranja em decomposição dentro dele. Sabe quando ela está cheia de fungos, com a casca branca? Desse jeito mesmo.

laranja fungo
Laranja em decomposição é alternativa de controle para formiga cortadeira. — Foto: reprodução/ Escola Educação

2. Esterco

Faça uma mistura de esterco fresco de gado com água em uma porção de 1 para 1. Depois é só ferver e despejar no buraco do formigueiro.

3. Fungo Beauveria bassiana

Dilua um produto à base do fungo Beauveria bassiana em água e jogue a solução dentro do formigueiro. É tiro e queda!

Iscas para formigas cortadeiras

Para fazer iscas ou armadilhas para formiga cortadeira, você pode utilizar as folhas de batata-doce ou de gergelim (e também de mamona). Como falamos acima, elas contêm substâncias tóxicas para o fungo que alimenta a formiga. 

E como fazer? Basta cortar as folhas com uma tesoura em pedaços do tamanho que as formigas costumam carregar e colocar no pé da planta que estiver sendo atacada. Assim, as formigas cortadeiras carregadeiras levarão as iscas para o ninho.

E continue nos acompanhando! Bons lucros e até a próxima!

Veja também:

Referências

Emater responde: controle de formiga cortadeira.

Guia para identificação de pragas da alface. Embrapa Hortaliças. Brasília, 2020.

Recomendações para o controle de pragas em hortas urbanas. Embrapa.Circular Técnica 80. Brasília, 2009.