Os brócolis (Brassica oleracea) são símbolos de hortaliças saudáveis, sendo um dos primeiros alimentos das crianças.
Eles estão cada vez mais presentes na mesa dos brasileiros e nas propriedades desse país, com estimativa de uma área de cultivo de 15 mil hectares.
Pois é. O cultivo de brócolis teve um impulso significativo nos últimos anos, o que demonstra grande potencial de mercado.
Faça parte disso. Siga o passo a passo de como plantar brócolis preparado pela Safra Viva. Assim, você será capaz de produzir brócolis de uma maneira mais sustentável e também mais lucrativa.
1. Atente-se às condições climáticas
Os brócolis têm maior produtividade quando cultivados em temperaturas mais amenas. As temperaturas consideradas ótimas para o seu cultivo ficam entre 20° C e 24° C antes da emergência da inflorescência central e entre 15° C e 18°C depois dela.
Com o melhoramento genético, há cultivares mais resistentes a temperaturas mais altas. No entanto, o desempenho do cultivo ainda é baixo em lugares com calor e umidade elevada.
A exposição a baixas temperaturas (menor de 10°C) também é um problema, pois pode causar florescimento precoce (buttoning).
2. Escolha a cultivar
Assim como ocorre com a couve-flor, há cultivares de brócolis específicas para cada época de plantio, são os chamados brócolis de verão e brócolis de inverno.
Veja abaixo nesta tabela disponível no Catálogo Brasileiro de Hortaliças (Embrapa/ SEBRAE) qual a melhor época para o plantio de cada uma delas:
3. Prepare bem o solo
Para o cultivo de brócolis, não escolha uma área que tenha sido utilizada recentemente, ou seja, que contenha restos culturais ou madeira em decomposição.
Antes de começar o preparo do local, o ideal é fazer a análise de solo da sua propriedade. Você pode pedir orientação de um técnico da Emater, da Embrapa, da prefeitura ou de alguma organização que preste assistência aos agricultores.
E, se for preciso, faça a correção da acidez do solo com o processo de calagem. Os brócolis desenvolvem-se bem em solos com pH entre 6,5 e 7,0.
Com o resultado da análise de solo, você também será capaz de determinar a quantidade de adubo orgânico a ser utilizado, variando de 30 a 60 toneladas por hectare de composto orgânico curtido.
Além disso, adubos minerais são muito eficientes nesta fase para você atingir alta performance na produção. Tem dúvidas de como usá-los? Clique aqui e receba uma consultoria focada em sua realidade.
4. Capriche na formação de mudas
A formação de mudas de brócolis é feita a partir de sementes. Sendo assim, para prevenir doenças e garantir uma excelente produtividade, escolha sementes sadias e de boa procedência.
E a dica principal nesse processo é: utilize bandejas. Pode ser de plástico ou de isopor. Elas permitem melhor controle das mudas e também facilitam os tratos culturais.
Dessa forma, você terá estandes mais uniformes e garante o cuidado na hora de fazer o transporte para a área de plantio.
Outra dica importante é: mantenha as mudas em estufas, para proteger do clima, do ataque de pragas e da disseminação de doenças.
Além disso, escolha um substrato de qualidade, livre de agentes causadores de doenças.
5. Coloque a mão na massa: como plantar brócolis
De 30 a 35 dias após a semeadura, você já pode realizar o transplantio. Nesse estágio, as mudas atingem de 12 cm a 15 cm de altura e possuem de 4 a 6 folhas verdadeiras.
Então arregace as mangas e siga o passo a passo de como plantar brócolis:
Faça as covas com espaçamento entre plantas de 50cm a 80 cm. Já o espaçamento entre linhas mais utilizados varia de 50cm a 70cm.
Se for possível, escolha sempre um espaçamento maior entre essas opções indicadas. Assim haverá maior ventilação entre as plantas. Além disso, você vai ver como fica mais fácil na hora de cuidar das plantas.
Você pode fazer isso assim que as mudas forem semeadas, para que tudo fique pronto na hora em que as mudas atingirem o tamanho correto. Em seguida, adicione adubo nas covas de plantio.
Transporte as mudas com muito cuidado para a área de plantio, pois elas são muito delicadas. Acomode-as bem nos sulcos e molhe todo dia até o pegamento delas.
6. Cuide da plantação
Atenção, produtor. Fique de olho na irrigação durante todo o ciclo da planta, pois os brócolis são muito exigentes em água.
Já ouviu falar da fertirrigação? O uso de fertilizantes na irrigação (geralmente no sistema de gotejamento) tem proporcionado resultados acima da média. Quer saber como? Clique aqui e receba uma consultoria especializada.
Além da irrigação, você também vai precisar fazer a retirada de plantas daninhas em volta dos canteiros, especialmente durante as primeiras semanas após o transplantio. Para isso, faça a capina com muito cuidado, a fim de evitar ferimentos nas plantas. Isso porque eles podem se tornar entradas para agentes causadores de doenças.
Se, mesmo assim, houver alguma machucadura, use um produto à base de cobre para evitar danos. Ele vai desinfectar o local. Sabe quando a gente se arranha e coloca um remedinho para cicatrizar? Esse produto tem a mesma função.
Para o controle de pragas e doenças, o uso de defensivos naturais são ótimas opções. Clique aqui e garanta a sua receita gratuita, que também pode ser usada no plantio de couve.
Outra alternativa para o controle de plantas daninhas em canteiros é o uso de coberturas plásticas (mulching) ou de palhada.
7. Faça a colheita
Não é tão simples determinar o ponto de colheita do brócolis. Mas geralmente eles são colhidos quando as inflorescências atingem o seu crescimento pleno, com a uniformidade de formação dos botões florais.
Para o tipo ramoso, o início da colheita ocorre cerca de 90 dias após a semeadura. Funciona como a couve: você pode fazer colheitas sucessivas, de 3 a 4 meses, com intervalos de 7 a 10 dias, juntando os ramos colhidos em maços.
Agora, para o tipo inflorescência única, o ciclo de produção pode variar de 90 a 130 dias Para a colheita propriamente dita, você vai precisar fazer um corte na base da primeira folha, no momento em que as inflorescências atingem o crescimento máximo, apresentando-se compactas e com os grânulos bem fechados.
Primeiro, você colhe a inflorescência principal. Depois, em alguns casos, a depender da cultivar, você também pode colher as laterais para o mercado in natura. Estas últimas são de menor diâmetro e são embaladas juntas em bandejas cobertas por filme plástico.
Para finalizar, anote a dica de ouro: tome muito cuidado com a higiene ao realizar esses procedimentos. Utilize caixas ou contentores plásticos desinfetados, que permitam o empilhamento.
Não permita que os brócolis entrem em contato com o solo, pois isso prejudica o seu valor comercial e deixa as hortaliças suscetíveis a doenças.
E aí? Gostou das nossas dicas? Ficou alguma dúvida? Clique aqui e receba uma consultoria voltada para as suas necessidades. Vamos construir, juntos, uma agricultura de sucesso!
E continue nos acompanhando! Bons lucros e até a próxima!
Leia também:
Referências
A cultura dos brócolis. Coleção plantar. Embrapa Hortaliças. Brasília, 2015.
Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa Hortaliças/ SEBRAE. Brasília, 2010