fbpx

Como plantar couve-flor: baixo custo e alta produtividade


Arriscamos a dizer que a couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis) é a hortaliça mais bonita que produzimos, com seus botões branquinhos e suculentos. Além disso, ela é rica em nutrientes, como cálcio e fósforo, e também fonte de folato e de vitamina C.

E seu aproveitamento é variado. A couve-flor é consumida em saladas, tortas, sopas e molhos, além de pratos fritos ou assados.

Mas gostoso mesmo é saber que o cultivo de couve-flor tem baixo custo e alta produtividade. É tudo que um produtor quer ouvir, não é mesmo?

Então não perca tempo. Conheça agora o passo a passo de como plantar couve-flor de forma sustentável e muito lucrativa.

1. Atente-se às condições climáticas

A faixa ideal de temperatura para o cultivo de couve-flor é de 14 a 20 ºC. Portanto, planeje bem o cultivo, pois temperaturas próximas a 0 ºC causam injúrias por congelamento no ápice dos ramos, resultando em não-formação da inflorescência.

Por outro lado,  temperaturas acima de 25 ºC também podem provocar a não-formação da inflorescência ou ainda a perda de compacidade, que é a chamada “cabeça frouxa”. 

2. Escolha a cultivar

A escolha da cultivar é muito importante para garantir uma produção vigorosa. Isso porque há cultivares específicas para cada época de plantio. São as chamadas couve-flor de verão e couve-flor de inverno

Veja abaixo nesta tabela disponível no Catálogo Brasileiro de Hortaliças (Embrapa/ SEBRAE) qual a melhor época para o plantio de cada uma delas por região:

plantio couve-flor
Fonte: Embrapa Hortaliças/ SEBRAE

3. Prepare bem o solo

A couve-flor se desenvolve bem em solos argilosos, ricos em matéria orgânica e bem drenados. Portanto, para alcançar alta performance, escolha uma área com essas características.

Também é preferível que a área não tenha sido utilizada para cultivar outra planta da família Brassicaceae, como repolho, couve, nabo, brócolis, agrião, acelga e rabanete, a fim de evitar doenças e ataque de pragas.

Antes de começar o preparo do local, o ideal é fazer a análise de solo da sua propriedade. Você pode pedir orientação de um técnico da Emater, da Embrapa, da prefeitura ou de alguma organização que preste assistência aos agricultores. E, se for preciso, faça a correção da acidez do solo com o processo de calagem.

Depois faça a aração e a gradagem, promovendo a descompactação do solo.

como plantar couve-flor
Como plantar couve-flor: baixo custo e alta produtividade. Foto: Shutterstock

4. Capriche na formação de mudas

A formação de mudas de couve-flor é feita a partir de sementes. Então já sabe: para evitar doenças e garantir uma produção de sucesso, escolha sementes sadias e de boa procedência.

Você vai precisar de 150 a 200 gramas de sementes para a formação de mudas para o plantio de 1 hectare, considerando-se 20.000 plantas por hectare.

Após adquiri-las,  armazene em local arejado. Quando abrir a lata da semente, tome o cuidado de vedá-las com filme plástico.

Para produzir mudas de alta qualidade, siga as dicas a seguir:

Faça a produção de mudas em ambiente protegido

 Já deu para perceber que a couve-flor é uma planta bem sensível, não é mesmo? Então não é difícil imaginar o quanto mudanças bruscas de temperatura podem prejudicar consideravelmente as mudas. 

Utilize bandejas de isopor com 128 células

Esse tipo de bandeja proporciona plantas com maior inflorescência, gerando lindas cabeças. E a dica é esterilizar as bandejas antes de iniciar a semeadura. Para isso, faça a lavagem com uma solução de água sanitária a 2%. Em seguida, coloque para secar ao sol. Assim o cloro vai evaporar.

Utilize um substrato de qualidade

O substrato escolhido, como a fibra de coco, por exemplo, deve estar livre de agentes causadores de doenças, além de facilitar a drenagem e a aeração.

Produção de mudas de couve-flor em Morungaba (SP). Foto: S. W. Tivelli/ IAC

5. Coloque a mão na massa: como plantar couve-flor

Quando as mudas tiverem de 4 a 5 folhas verdadeiras (cerca de 1 mês depois da emergência), já pode ser feito o transplantio.Veja o passo a passo de como plantar couve-flor:

Primeiro faça os sulcos com espaçamento entre plantas de cerca de meio metro. Já o espaçamento entre linhas deve ser de cerca de 1 metro. 

Você pode fazer isso assim que as mudas forem semeadas, para que tudo fique pronto na hora em que as mudas atingirem o tamanho correto.

Em seguida, adicione adubo nas covas de plantio. Dê preferência ao esterco de galinha bem curtido. Estudos mostram que esse tipo de esterco contém nutrientes excelentes para o desenvolvimento das couves-flores.

Transporte as mudas com muito cuidado para a área de plantio, pois elas são muito delicadas.. Acomode-as bem nos sulcos e molhe todo dia até o pegamento delas.

6. Cuide dos canteiros

Quer colher lindas couves-flores e lucrar muito com isso? Então faça a adubação de cobertura por quatro vezes em intervalos de 15 dias (aos 15, 30, 45 e 60 dias) após o transplante das mudas. 

Para isso, use um fertilizante de qualidade, rico em macronutrientes, como nitrogênio, potássio, cálcio e sódio, e também em micronutrientes, como boro e molibdênio, importantes para uma inflorescência perfeita.

E fique de olho na irrigação durante todo o ciclo da planta, pois a couve-flor é uma hortaliça muito exigente em água.

Já ouviu falar da fertirrigação? O uso de fertilizantes na irrigação (geralmente no sistema de gotejamento) tem proporcionado resultados acima da média. Quer saber como? Clique aqui e receba uma consultoria especializada.

A fertirrigação proporciona resultados acima da média. Foto: Pixabay

Além da irrigação, você também vai precisar fazer a retirada de plantas daninhas em volta dos canteiros durante o cultivo. Para isso, faça a capina com muito cuidado, a fim de evitar ferimentos nas plantas. Isso porque eles podem se tornar entradas para agentes causadores de doenças.

Se, mesmo assim, houver alguma machucadura, use um produto à base de cobre para evitar danos. Ele vai desinfectar o local. Sabe quando a gente se arranha e coloca um remedinho para cicatrizar? Esse produto tem a mesma função.

Para o controle de pragas e doenças, o uso de defensivos naturais são ótimas alternativas para dar aquela forcinha extra. Clique aqui e garanta a sua receita gratuitaque serve também para o cultivo de couve manteiga.

Outro cuidado que você vai precisar ter com a couve-flor é a proteção das cabeças, especialmente no plantio de verão, para que não fiquem amareladas pela ação do sol.

Portanto, amarre duas folhas das plantas sobre as inflorescências da couve-flor, de modo a cobri-las logo no início de sua formação e, assim, deixá-las até a colheita.

7. Faça a colheita

Proceda à colheita quando a cabeça estiver bem desenvolvida e com os botões florais unidos e firmes. Isso acontece cerca de 100 dias após o plantio, variando um pouco, de acordo com a cultivar e com a época de plantio.

Faça um corte no colo das plantas e deixe algumas folhas para protegê-las durante o transporte.

Gostou das nossas dicas? Ficou alguma dúvida? Clique aqui e receba uma consultoria voltada para as suas necessidades. Vamos construir, juntos, uma agricultura de sucesso!

E continue nos acompanhando! Bons lucros e até a próxima!

Leia também:

Acesse o nosso canal no Youtube, com dicas valiosas em vídeos gratuitos: Safra Viva no Youtube

Referências

A cultura da couve-flor. Série Tecnologia APTABoletim Técnico IAC, nº 200, 2007

Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa Hortaliças/ SEBRAE. Brasília, 2010