Aprenda como plantar hortelã (Mentha sp.). E pode chamar também de erva boa, menta, hortelã-de-leite, hortelã-das-cozinhas, hortelã-dos-temperos, hortelã-vulgar, hortelã-das-hortas, hortelã-comum, levante, alevante ou elevante.
O importante é saber que estamos falando de uma planta poderosa, rica em vitaminas A, B e C, cálcio, ferro,fósforo e potássio, e que ainda tem funções terapêuticas.
E, além do uso culinário e medicinal, também tem utilidade em produtos de limpeza.
Isso tudo aliado a um cultivo fácil fácil. Quer ver só? Vamos ao passo a passo:
1. Atente-se às condições climáticas
A verdade é que você nem vai precisar se preocupar tanto. A hortelã se dá bem em lugares com muita luz e com água disponível (é melhor deixar o solo sempre úmido, mas sem encharcar).
E você pode cultivar o ano todinho.
O que pode incomodar nessa cultura são as pragas, como a larva minadora. Clique aqui e obtenha uma receita caseira gratuita para combatê-la.
2. Prepare bem o solo
O desenvolvimento da hortelã é bem melhor em solos úmidos, arenosos e ricos em matéria orgânica.
Antes de iniciar o plantio, é importante fazer a análise de solo da sua propriedade. Você pode pedir orientação a um técnico da Emater, da Embrapa, da prefeitura ou de alguma organização que preste assistência aos agricultores.
E o ideal para o plantio de hortelã é um solo com pH em torno de 6 e 7. Se estiver abaixo, faça a correção da acidez do solo com o processo de calagem.
3. Misture o adubo
Ainda na fase de preparação, é importante misturar um fertilizante ao solo. Assim você vai notar a diferença: uma hortelã verdinha, com aroma bem acentuado.
Desse modo, saiba que a hortelã responde bem ao adubo orgânico, de preferência o esterco de curral bem curtido. Sendo assim, o ideal é misturar 5 kg de esterco por metro quadrado.
Se você tiver dúvidas relacionadas a essa fase tão importante do cultivo, clique aqui e receba uma consultoria focada em suas reais necessidades.
4. Capriche na formação de mudas
A hortelã é propagada a partir de estacas de 10 a 15 cm. Adquira um bom material, de boa procedência e livre de pragas e doenças.
Utilize bandejas de isopor de 200 células. Elas são muito boas para conservar e proteger as mudas no momento do transporte até o local definitivo.
Mas você também pode utilizar saquinhos de plástico (se você quiser reaproveitar materiais que já tenha em casa, pode utilizar ainda saquinhos de leite ou garrafas PET cortadas). Nesse caso, lembre-se de fazer furos no fundo do recipiente.
Enfim, escolha o que fica melhor para você.
Entretanto, não abra mão de um bom substrato, que conserve a umidade, permita a aeração e dê sustentação à raiz.
Por fim, lembre-se de regar com generosidade as mudas após o plantio.
5. Coloque a mão na massa: como plantar hortelã
Cerca de 2 meses após o plantio, as mudas terão enraizado. Inclusive, você pode utilizar um enraizador para acelerar esse processo. Clique aqui e saiba como.
Então é hora de realizar o transplantio para o local definitivo.
Se for fazer um canteiro, abra covas com espaçamento de 20 cm entre plantas e 30 cm entre linhas.
Acomode bem as mudas e regue para facilitar o pegamento delas (lembre-se que a hortelã gosta de solos úmidos).
Agora que você sabe como é simples, quer mais um motivo para plantar hortelã? Ela é uma planta repelente de diversos insetos, como pulgões e besouros.
E, se você plantar hortelã junto a outras plantas aromáticas, como o alecrim e também à alface, saiba que essas plantas ainda terão a vantagem de ter seu perfume intensificado.
6. Cuide da plantação
Cuide das plantas de hortelã com todo o cuidado, para preservar o seu frescor e aroma.
Utilize água de qualidade para a irrigação.
Como é uma planta perene, de característica invasora, você vai precisar fazer podas anuais durante o cultivo.
Sendo assim, pode mandar ver: deixe a planta bem peladinha. Entretanto, após o corte, faça uma adubação extra.
E, se houver ataque de pragas ou aparecimento de doenças, um defensivo natural é uma ótima opção. Clique aqui e obtenha uma receita gratuita.
7. Faça a colheita
Você pode colher hortelã cerca de 80 a 90 dias após o plantio.
Sendo assim, corte as plantas a cinco centímetros do solo.
Em seguida, faça uma pré-lavagem, retirando os ramos velhos e as folhas escuras.
Depois, é só levar para a secagem.
As nossas dicas fizeram sentido para você? Ficou alguma dúvida? Clique aqui e receba uma consultoria voltada para as suas necessidades. Vamos construir, juntos, uma agricultura de sucesso!
E continue nos acompanhando! Bons lucros e até a próxima!
Veja também:
Como plantar couve em 7 passos certeiro
Alface: como cultivar com mais lucratividade
Referências
Hortelã. Série Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas. Embrapa Transferência de Tecnologia/ Pantanal/ Semi-árido
Plantas Medicinais. Emater-DF
Prosa Rural – Cultivo de hortelã: opção de renda para agricultura familiar. Embrapa Amazônia Ocidental.
Vida na fazenda: hortelã. Revista Globo Rural.