Se você nunca pensou em ter sequer um pé de ameixa (Prunus domestica), saiba que ela é uma das culturas mais rentáveis, com alto valor agregado, conforme aponta a revista HF Brasil.
E a ameixa é mesmo uma cultura promissora, pois tem uso culinário diversificado: in natura, desidratada, em licor, geleias, entre outros.
Além disso, é a chamada fruta natalina, muito consumida nas festas de fim de ano.
E, para aqueles que querem emagrecer, a grande vantagem da ameixa é o baixo teor calórico. Além disso, ela é rica em vitaminas, sais minerais e potássio, que é um mineral que contribui para a redução da pressão arterial.
Saiba como cultivar um pé de ameixa a partir das dúvidas mais frequentes sobre a cultura.
Mas, antes de continuar, participe do nosso Projeto Semente Viva e receba sementes grátis. Clique aqui e saiba mais.
1. Quando plantar ameixa?
A melhor época para plantar ameixa é no início do inverno, preferencialmente entre 15 de junho e 15 de agosto, quando a muda está sem folhas.
Esse repouso vegetativo proporciona menor estresse hídrico, reduzindo a perda de mudas após o plantio.
2. Quanto tempo o pé de ameixa leva para dar frutos?
O tempo de frutificação da ameixeira depende principalmente da forma de propagação, que pode ser por sementes, por estaquia ou por enxertia.
Por meio da enxertia, que é o método mais comum (inclusive utilizando muda de pessegueiro como porta-enxerto), o pé de ameixa demora de 2 a 3 anos, após o plantio para o local definitivo, para dar a primeira carga.
Seu pico de produção ocorre entre 4 e 5 anos, dependendo da variedade.
3. Onde se produz ameixa no Brasil?
Segundo o IBGE, Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), São Paulo (SP) e Minas Gerais (MG) respondem por 99% do total produzido no Brasil.
Isso porque é uma cultura que exige temperaturas mais amenas, embora algumas variedades demandam mais horas de frio, enquanto outras são menos exigentes.
4. Como é um pé de ameixa?
Mas, afinal, como é um pé de ameixa? Se você vive em um local mais quente (como é a maioria das regiões brasileiras) e nunca viu uma ameixeira, nós vamos te mostrar os detalhes.
A ameixeira pode chegar a dez metros de altura, sendo uma árvore frondosa e imponente.
As suas flores são lindas e delicadas, com cores que variam do branco ao roxo, dependendo da cultivar.
Tipos de ameixa: fotos
Separamos fotos de ameixa para você conhecer melhor as suas variações:
Pé de ameixa roxa
A ameixa roxa ou preta contém uma substância chamada sorbitol, que é um açúcar que estimula o intestino, fazendo com que ele funcione melhor.
Pé de ameixa vermelha
A ameixa vermelha é rica em vitaminas como a Vitamina C, A, K e complexo B, fibras solúveis e insolúveis , potássio, cobre, ferro, cálcio, magnésio, zinco e selênio.
Pé de ameixa amarela
A ameixa da cultivar Amarelinha tem a pele predominante amarela com manchas vermelhas e polpa amarela. Ela amadurece na segunda semana de janeiro.
Pé de ameixa azul
A ameixeira da cultivar Stanley tem a película bem azulada. Para matar a sua curiosidade, saiba que, por dentro, ela é amarelo-esverdeada. Pertence ao grupo das ameixas europeias, muito exigente em frio.
As nossas dicas fizeram sentido para você? Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e receba uma consultoria voltada para as suas necessidades. Vamos fazer, juntos, um cultivo de sucesso!
E continue nos acompanhando! Até a próxima!
Leia também:
Pimenta habanero: como plantar
Referências
A cultura da ameixeira. Coleção Plantar. Embrapa Informação Tecnológica. Brasília, 1994.
Ameixa: a fruta natalina. Revista HF Brasil. Edição de abril/2019.