A cultivar estilosantes Campo Grande é uma leguminosa desenvolvida pela Embrapa, composta 80% pela Stylosanthes capitata e 20% pela Stylosanthes macrocephala.
É uma excelente opção de nutrição para o gado, com boa palatabilidade, conferindo ótimo desempenho animal.
Para você ter uma ideia, em estudos realizados pela Embrapa, a produção de carne em pastagens de braquiárias consorciadas com estilosantes Campo Grande mostrou resultado até 34% superior à de pastagens com a gramínea solteira.
Isso tudo porque o estilosantes Campo Grande tem a função importante de transformar o nitrogênio encontrado na atmosfera e fixá-lo biologicamente no solo. O que isso significa? Basicamente que ele tem alto valor nutritivo, além de reduzir os impactos ambientais.
Para plantar esta cultivar e realizar o manejo adequado, siga o passo a passo que a Safra Viva preparou especialmente para você.
Mas, antes, clique aqui e ganhe 5 dicas para ter pastagem o ano todo.
1. Atente-se ao clima
O clima ideal para a produção de estilosantes Campo Grande é o tropical, com pluviosidade anual mínima de 700 mm e máxima de 1.800 mm.
A leguminosa não se adapta a locais sujeitos a geadas frequentes ou com umidade do ar e temperaturas altas o ano todo, pois essas condições aumentam a disseminação de doenças foliares e radiculares (da raiz).
Sendo assim, ele é recomendado para as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.
Em alguns locais da região Norte, é possível cultivá-lo, desde que seja menos chuvoso, com características mais próximas à região Centro-Oeste.
Se sua propriedade fica no norte do Paraná também é possível optar pelo cultivo, pois os solos são mais arenosos nessa região.
Leia também: Como plantar Capiaçu: obtenha os melhores resultados.
2. Faça o consórcio
Faça o consórcio com gramíneas, com a proporção máxima de 40% de estilosantes Campo Grande, pois, quando utilizado em grandes quantidades, ele chega a provocar lesões no aparelho digestivo dos animais, podendo até levá-los à morte.
Entre as gramíneas forrageiras mais adequadas para o consórcio, estão: Brachiaria decumbens, Marandu, Xaraés, Piatã e também Humidicola e Andropogon, estes últimos semeados em solos arenosos de baixa fertilidade.
Clique aqui e saiba mais sobre essas forrageiras.
3. Prepare bem o solo
Como falamos anteriormente, os solos arenosos favorecem o cultivo do estilosantes Campo Grande.
O ideal é que o teor de argila não ultrapasse 15%, mas ainda é possível cultivar satisfatoriamente estilosantes Campo Grande em solos com teor de argila de até 35%.
Para o preparo do solo, você precisa analisar as condições que ele apresenta.
Receba grátis: 5 dicas para ter pastagem o ano todo.
Preparo mínimo
Se você pretende fazer consórcio com um capim, sobre pastagens de gramíneas já formadas, basta fazer o preparo mínimo do solo.
Isso significa que você pode aplicar fertilizantes superficialmente e introduzir o estilosantes Campo Grande com aerossolo, máquinas de plantio direto ou outro equipamento próprio.
Nos solos mais propícios para o plantio (os arenosos com o máximo de 15% de argila, lembra?), onde o crescimento da gramínea não é muito agressivo, a introdução pode ser feita sem nenhum preparo do solo.
Entretanto, neste caso, você precisa aumentar de 30% a 50% o número de sementes recomendadas para o preparo total.
Preparo total
Quando a pastagem estiver degradada, tomada por plantas invasoras ou necessitando de práticas conservacionistas, você vai precisar fazer o preparo total do solo.
Nesse caso, para começar, faça o terraceamento.
Em seguida, aplique calcário, com o processo de calagem, de acordo com o resultado da análise de solo.
Depois, faça uma gradagem pesada ou aradora.
Por fim, proceda a uma gradagem niveladora.
Clique aqui e receba grátis uma receita de inseticida natural para a cigarrinha das pastagens.
4. Coloque a mão na massa: como plantar estilosantes Campo Grande
O estilosantes Campo Grande é propagado por sementes.
A semeadura pode ser feita a lanço ou em linha, na profundidade de 1 a 3 cm.
Atente-se a esta profundidade, porque as sementes são muito pequenas, mas muito pequenas mesmo (350 a 400 sementes/g) e, por isso, elas não conseguem emergir a profundidades maiores.
Por outro lado, a semeadura na superfície também não é proveitosa, pois, assim, as leguminosas não conseguem se estabelecer de forma satisfatória.
Receba grátis: 5 dicas para ter pastagem o ano todo.
Semeadura a lanço
Em solos arenosos, faça o seguinte: semeie a gramínea a lanço, incorpore-a com uma gradagem leve, semeie o estilosantes, também a lanço, finalizando com a passagem do rolo compactador.
Entretanto, se o solo estiver bem preparado, você pode reduzir as operações mecânicas. Nesse caso, primeiro misture as sementes das gramíneas com as da leguminosas, em seguida realize a semeadura a lanço e, por fim, incorpore as sementes com a passagem de uma grade niveladora fechada (ou pouco aberta) acoplada a um rolo compactador.
Só tome cuidado com a seguinte questão: se for misturar as sementes de gramíneas e de leguminosas, reabasteça a máquina com uma menor quantidade de sementes, pois elas têm densidades diferentes.
Semeadura em linha
Se você for fazer a semeadura do consórcio em linha, aposte em uma única operação. Portanto, use uma semeadora com duas saídas de sementes.
Então faça o seguinte: na caixa da frente, coloque as sementes da gramínea, visando a incorporação do solo a 4 a 6 cm de profundidade.
Na segunda caixa, coloque as sementes da leguminosa, para o lançamento no sulco.
Vale a pena você adaptar acessórios à plantadora para cobrir a semente da leguminosa com uma leve camada de terra, melhorando sua germinação.
Por fim, saiba que o espaçamento ideal é de 30 a 40 cm entre linhas.
5. Capriche na adubação
Capriche na adubação de cobertura, especialmente no início da brotação, pois os nutrientes que as plantas recebem nesses momentos fazem toda a diferença na energia que elas serão capazes de dar ao gado.
Com esse propósito, os bioestimuladores têm papel fundamental na aceleração da brotação, o que vai reduzir o ciclo da planta, refletindo-se em maior produtividade em menos tempo. Isso é o que garante o sucesso em toda a cadeia produtiva. Clique aqui e conheça o nosso kit potencializador de pastagens.
Saiba mais sobre o manejo de estilosantes aqui.
As nossas dicas fizeram sentido para você? Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e receba uma consultoria voltada para as suas necessidades. Vamos fazer, juntos, um cultivo de sucesso!
E continue nos acompanhando! Até a próxima!
Leia também:
Estilosantes: como fazer o manejo da forma correta
Pimenta habanero: como plantar
Referências
Cultivo e uso do estilosantes-campo-grande. Comunicado Técnico 105. Embrapa Gado de Corte. Campo Grande, 2007.