Se a larva-minadora está te fazendo passar por poucas e boas, este texto é para você. A Safra Viva reuniu as melhores dicas para livrar a sua plantação de tomate dessa praga.
Como identificar a larva-minadora
Dificilmente você vai conseguir visualizar larvas ou moscas-minadoras (Liriomyza huidobrensis, L. sativa, L. trifolii) na área de cultivo, já que elas são muito pequenas (medem cerca de 2 milímetros). De qualquer forma, conheça o aspecto da larva e da mosca-minadora:
Mas então como reconhecer larvas-minadoras no tomate? A forma mais fácil de fazer isso é observar as folhas dos tomateiros, pois as larvas-minadoras abrem minas ou galerias nos folíolos, em forma de serpentina. Vai dizer que você nunca viu uma marca dessas em folhas de diversas hortaliças?
Esses danos provocam a redução da fotossíntese da planta, diminuindo significativamente a produtividade da lavoura. Já imaginou o estrago que as altas infestações podem causar, né?
Armadilha para larva-minadora
Uma forma simples de evitar a presença de larvas-minadoras na sua lavoura é o uso de armadilhas adesivas amarelas para os insetos adultos.
E elas funcionam assim: as moscas-minadoras são atraídas pela cor amarela e ficam presas nas armadilhas. Dessa forma, você pode monitorar não só a presença delas, mas também a quantidade, o voo e os focos de infestação.
Não sabe como fazer? Clique aqui e conheça o passo a passo.
Como controlar a larva-minadora
Além da observação das plantas e da confecção de armadilhas para o monitoramento e captura das moscas-minadoras, há outras medidas importantes de controle da larva-minadora.
A Safra Viva selecionou as melhores dicas para proteger a sua lavoura e assegurar a sua lucratividade:
1. Faça o revolvimento do solo
Que o correto preparo do solo é essencial para obter tomates de qualidade, isso você já sabe, né? Mas agora você tem mais um motivo para se dedicar à descompactação e revolvimento do solo: a exposição das pupas das moscas-minadoras. Isso pode eliminá-las de duas formas: por ressecamento ou por ataque de inimigos naturais.
2. Plante contra o vento
A larva-minadora pode causar prejuízos na lavoura de tomate desde o momento do transplantio até a época da colheita. Então é melhor evitar, né? Sendo assim, capriche na hora de plantar as mudas, escolhendo o sentido contrário aos ventos predominantes, pois isso retarda a infestação dos novos cultivos.
3. Use manta agrotêxtil
Se a ameaça de infestação for muito grave (por haver lavouras vizinhas infectadas, por exemplo), vale a pena fazer o uso de manta agrotêxtil. Trata-se de uma manta de TNT usada como barreira física contra insetos, como a larva-minadora.
Não é a medida mais barata, mas o gasto com material pode ser compensado com a economia com inseticidas.
4. Preserve os inimigos naturais
Evite ao máximo o uso de inseticidas agressivos, pois eles também acabam com os insetos predadores de pragas. E isso é muito prejudicial porque a larva-minadora tem uma gama considerável de inimigos naturais.
Entre eles, está uma pequena vespa que consegue parasitar a larva-minadora no interior da folha. Como ela faz isso? Essa vespa coloca um ovo dentro da larva-minadora. Quando a larva da vespa nasce, consome a larva-minadora e forma a pupa no interior das minas.
Portanto, não se engane! Muitos produtores veem pontos pretos no final das minas e acham que são larvas-minadoras mortas por inseticidas, mas, na verdade, são as pupas da vespa, ou seja, é o controle biológico agindo naturalmente. E como saber se é isso mesmo? Com uma lupa de bolso, você vai conseguir enxergar as pupas.
E para garantir a presença dessas vespas na lavoura, faça o transporte delas da área de colheita para lavouras novas. Para isso, coloque folhas minadas no interior de caixas de papelão com recipientes plásticos transparentes acoplados. Dessa forma, as vespas que emergem em busca de claridade são coletadas nos recipientes.
5. Use defensivos alternativos
Se não sabe como evitar o uso de defensivos agressivos para seguir a dica número 4, nós mostramos o caminho: use defensivos naturais no combate à larva-minadora. Clique aqui para receber uma receita gratuita que a Safra Viva preparou para você.
E aí, gostou das dicas? Ficou alguma dúvida? Clique aqui para receber uma consultoria personalizada, focada nas necessidades da sua lavoura. Vamos juntos construir uma agricultura de sucesso.
E continue nos acompanhando. Bons lucros e até a próxima!
Veja também:
- Tomate: saiba tudo para colher bons frutos
- Pragas do tomate: como eliminá-las
- Mosca-branca do tomate: como acabar com ela
Referências
Guia para identificação de pragas do tomateiro. Embrapa Hortaliças. Brasília, 2019
Lima, T. C. C. Desafios no controle de moscas-minadoras em tomateiro. Revista Tomate BR