fbpx

Pé de jabuticaba: como plantar e cuidar


O pé de jabuticaba (Mirciaria sp.) é 100% nativo da Mata Atlântica brasileira.

É fruta nossa, doce, suculenta e poderosa. É uma rica fonte de vitamina B2 e B3, de proteína e de cálcio. 

É antiinflamatório. É chá que trata erisipela, angina e asma. 

É madeira resistente, usada para fazer vigas, esteios e dormentes.

Além disso, o potencial econômico da jabuticabeira é muito grande, por conta do seu consumo in natura e do seu uso na fabricação de produtos, como geléias e licores.

Motivo é o que não falta para ter ao menos um pé de jabuticaba no seu pomar, não é mesmo? Portanto, vamos ao passo a passo de como plantar.

O pé de jabuticaba faz parte da memória afetiva de muitos brasileiros. Foto: Pixabay

1. Atente-se às condições climáticas

O pé de jabuticabasuporta bem temperaturas até -3°C , desde que não falte água.

Mas você não vai querer cultivar uma planta apenas sobrevivente, né? Nada como ver um pé de jabuticaba carregadinho, cheio de frutas pretinhas e suculentas.

Então fique de olho nesta dica: a jabuticabeira gosta de clima subtropical, necessitando de temperaturas mais baixas para florescer. 

E quando plantar jabuticaba? Se irrigar bem, você pode plantar o ano todinho, mas é melhor aproveitar o início das águas para fazer o plantio no local definitivo.

2. Prepare bem o solo

Ao escolher a área para plantar jabuticaba, prefira locais com solo silico-argilosos, profundos, férteis e bem drenados.

Antes de iniciar o plantio, o ideal é fazer a análise de solo da sua propriedade. Você pode pedir a orientação de um técnico da Emater, da Embrapa, da prefeitura ou de alguma organização que preste assistência aos agricultores. 

Abra as covas de plantio com espaçamento variando de 6 x 6 m até 10 x 10m conforme a variedade, o clima e a fertilidade do solo.

Quanto ao tamanho das covas, elas devem ter 60 cm de diâmetro por 60 cm de profundidade. E atenção: separe de um lado a terra da primeira camada de 15 cm para misturar com o adubo e de outro a do subsolo, para colocar em volta da muda na hora do plantio.

Quer plantar jabuticaba em vaso? Clique aqui e saiba como.

3. Misture o adubo

Ainda na fase de preparação, é importante misturar um fertilizante ao solo. Assim você vai notar a diferença: um pé de jabuticaba mais bonito e vigoroso.

Se o plantio for em vaso, clique aqui para saber como fazer.

E a jabuticaba responde bem ao adubo orgânico. Portanto, utilize 200 g de esterco curtido por cova misturados à terra de cima, que foi separada na abertura da cova.

4. Capriche na formação das mudas

Há duas formas de fazer a formação de mudas de jabuticaba: por sementes e por enxertia.

Entretanto, o uso de sementes não é recomendado. Sabe por quê? Porque não há garantia que a nova planta terá as mesmas características da planta mãe, além de que uma muda feita por sementes demora mais de 10 anos para produzir!

A garfagem tipo incrustação no topo ou inglês complicado deve ser feita no fim do inverno em porta-enxerto com 1 ano de idade. 

Nesse caso, os ramos terminais da planta que se quer reproduzir devem ter 0,5 cm de diâmetro.

Mas se você optar pelo método da borbulhia, use cavalos de 2 anos e borbulhas de ramos vigorosos, da grossura de um lápis. 

E atenção: ao optar pela borbulhia, prepare os ramos da planta mãe com antecedência, cortando as pontas dos ramos um mês antes da enxertia, para induzir a brotação das gemas.

As mudas feitas por esses métodos de enxertia costumam entrar em produção já a partir do 5° ano.

pé de jabuticaba
Com mudas enxertadas, o pé de jabuticaba começa a produzir mais rápido. Foto: Pixabay

5. Coloque a mão na massa: como plantar jabuticaba

Depois de cerca de 2 anos, você pode fazer o transplantio das mudas. E ele deve ser feito com muito cuidado, porque as mudas são muito sensíveis a esse processo.

Portanto, fique atento às dicas: escolha um dia nublado para plantar pé de jabuticaba e preserve o torrão. Isso favorece o sucesso no transplantio.

Então é hora de colocar a mão na massa! Primeiramente, insira a terra misturada com adubo no fundo da cova.

Depois, retire a muda da embalagem com terra e coloque no centro da cova, de modo que o colo da planta fique um pouco acima do nível do solo, firmando-se bem com o restante da terra.

Depois faça uma bacia (com a terra de baixo) em torno da muda para a contenção da água da irrigação. 

Por fim, capriche na irrigação para o pegamento da muda.

6. Cuide do pé de jabuticaba

Durante os cuidados com o pé de jabuticaba, faça o controle atento das plantas daninhas. Para isso, uma simples enxada dá conta do recado. Só tome cuidado para não ferir as plantas.

Na verdade, tenha em mente que todos os tratos culturais sempre devem ser feitos de modo a evitar ferimentos, pois eles se tornam entradas para agentes causadores de doenças.

Por falar em tratos culturais, faça a poda de frutificação para que se obtenha de 4 a 6 ramos primários. Esses ramos devem se duplicar a partir de 1,2 – 1,5m e depois sucessivamente a cada 0,6-1,0m. 

Também é necessário que os ramos fiquem 20 a 30cm uns dos outros, mantendo a copa sempre arejada e expondo os ramos mais grossos à radiação solar.

7. Faça a colheita

O pé de jabuticaba pode florescer em diferentes épocas do ano, dependendo da variedade e da região de cultivo. Aí você vai começar a colher cerca de 1 mês a 1 mês e meio após a florada.

A colheita propriamente dita precisa ser feita de forma manual, com todo o cuidado que a operação exige, para não danificar as frutas.

Se você for chupar jabuticaba no pé, faça bom proveito!

Mas, se o seu plantio for comercial, faça a separação das frutas e transporte ao consumidor o mais rápido possível, pois o tempo pós-colheita é bem reduzido.

Entretanto, se as frutas forem armazenadas sob temperatura de 12°C, elas podem durar até 3 semanas.

Aprimore seus conhecimentos sobre jabuticaba. Clique aqui e continue aprendendo.

E continue nos acompanhando. Bons lucros e até a próxima!

Veja também: 

Referências

Cultivo de jabuticaba: produção de mudas. Casa do Produtor Rural- ESALQ/ USP

Cultivo de jabuticaba: regiões climáticas. Casa do Produtor Rural- ESALQ/ USP

Cultura da jabuticabeira. Núcleo de estudos em fruticultura. IACG/UFU 

Valor nutricional da jabuticaba. Embrapa Florestas.