fbpx

Pé de mirtilo: tudo o que você precisa saber para plantar

mirtilo

Isso porque a demanda do mercado é alta e a produção por aqui ainda é muito baixa. Para se ter uma ideia, atualmente, 70% do consumo brasileiro é importado.

E tem mais: além de atender ao mercado interno, há a possibilidade de atendimento à demanda externa no período de entressafra dos concorrentes.

Como já acontece no Rio Grande do Sul, a produção pode abastecer a indústria de polpas, sucos, geleias e iogurtes.

Afinal, esse interesse todo pela fruta não é para menos. O consumo do mirtilo está associado à prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes,envelhecimento, obesidade e infecções.

Acompanhe o passo a passo que preparamos para você iniciar o seu cultivo de mirtilo.

1. Atente-se às condições climáticas

Existem algumas variedades de mirtilo que necessitam de acúmulo de frio hibernal. O que seria isso? Exposição por horas a temperaturas inferiores a -7,2°C. 

No caso da variedade highbush, por exemplo, essas horas variam de 650 a 850.

Já no caso da variedade Southern highbush, 250 horas já são suficientes.

Entretanto, a variedade Rabbiteye  ou “olho de coelho” são mais tolerantes ao calor, tendo baixa necessidade de frio. Essa característica fez ela se adaptar melhor às regiões do sul do Brasil. E outras variedades também estão surgindo, sendo capazes de suportar um calorzinho a mais.

Esse tipo de mirtilo também é mais resistente à seca, apresentando melhor aproveitamento da água.

2. Prepare bem o solo

Ao escolher a área, dê preferência a terrenos planos ou com baixa declividade. Além disso, o solo precisa ter boa drenagem e boa aeração. 

Antes de começar, o ideal é fazer a análise de solo da sua propriedade. Você pode pedir a orientação de um técnico da Emater, da Embrapa, da prefeitura ou de alguma organização que preste assistência aos agricultores. E o recomendado para o plantio de mirtilo é um solo ácido, com pH de 4,2 a 5,5. Se estiver mais alto, aplique enxofre ao solo, no ano anterior ao plantio, para aumentar a acidez dele.

3. Misture o adubo

O alto teor de matéria orgânica do solo é muitíssimo importante para o cultivo de mirtilo. 

Para se ter uma ideia, o crescimento e a produção do mirtilo são diretamente proporcionais ao teor de matéria orgânica do solo.

Sendo assim, antes do plantio, faça a incorporação com 25 a 30 toneladas de esterco bovino por hectare. 

Quando o pomar já estiver implantado, aplique de 3 a 5 kg de esterco curtido por planta, distribuídos em um raio de 50 a 70 cm dela.

Você também pode adicionar farinha de osso na adubação de plantio.

pé de mirtilo
A adubação afeta muito positivamente a produção do pé de mirtilo. Foto: Pixabay

4. Capriche na formação das mudas

O mirtilo é propagado por estacas. Se você for cultivar mirtilo do grupoRabbiteye (olho de coelho)saiba que a melhor maneira de fazer a formação de mudas é por estacas herbáceas.

E o segredo para a retirada dessas estacas é atentar-se ao momento certo para isso, que é pouco depois da brotação, na primavera. Escolha ao menos duas cultivares diferentes para selecionar as estacas, pois isso garante a polinização cruzada.

Mas como fazer? Corte os ramos em estacas de 10 a 12 cm de comprimento. Em seguida, retire as folhas das estacas, deixando apenas as duas superiores.

Depois, insira as estacas  em um substrato que seja facilmente drenado. Um bom exemplo é o uso de areia média. 

É importante que o ambiente e a parte superior da estaca (que contém o par de folhas) sejam mantidos úmidos, mas o substrato não pode ser demasiadamente molhado. 

Para proporcionar melhores resultados, utilize um sistema de nebulização.

Entretanto, caso não esteja disponível, aspersores com gotas bem pequenas podem ser utilizados.

Depois de 120 dias, faça o transplante das estacas devidamente enraizadas para sacos plásticos contendo substrato. 

Anote aí uma receita ótima para essa fase da formação de mudas: misture 40% de solo, 40% de esterco de gado bem curtido e 20%de vermiculita ou casca de arroz carbonizada.

Estacas de mirtilo colocadas para enraizar em areia média. Foto: Embrapa

5. Coloque a mão na massa: como plantar um pé de mirtilo

De modo geral, o plantio de mirtilo é realizado com mudas de 2 a 3 anos, embora, em alguns casos, estacas enraizadas há apenas 1 ano também possam ser utilizadas.

Para o plantio, abra covas com espaçamento de 1 a 2 metros entre plantas por 2,50 m a 4 m entre linhas.

Insira as mudas com cuidado e capriche na irrigação. E, de preferência, adicione uma cobertura morta (mulching) após o plantio. 

Essa prática reduz o crescimento de ervas daninhas, mantém a temperatura do solo no verão, ajuda a manter a umidade, previne a compactação e consequentes danos às raízes. Além disso, controla a erosão do solo e reduz os custos de cultivo. Sensacional, não é?

6. Cuide do pé de mirtilo

Durante o cuidado com o pé de mirtilo, é importante realizar podas com o objetivo de favorecer a abertura do centro da planta.

Sendo assim, remova ramos doentes, fracos (com menos de 0,5 cm de diâmetro) ou inseridos, nas hastes principais, em posição muito baixa. Já as hastes muito altas podem ser cortadas em até 1/3 do seu tamanho.

Dessa forma, o número de hastes deve ser entre quatro e seis, sendo uma ou duas para substituição e as demais para produção.

E não se esqueça que planta bem nutrida permanece saudável. Por isso, nunca descuide da adubação.

7. Faça a colheita

No sul do Brasil, como em Pelotas, a floração ocorre ao final de agosto ou início de setembro e, a colheita, a partir da segunda quinzena de dezembro até janeiro.

De modo geral, a colheita costuma ser feita mesmo no verão, embora haja produção anual.

Mas como saber se é hora de colher? É só observar as frutas. A colheita deve ser feita quando os mirtilos estiverem azulados. 

A frutificação se dá em ramos de um ano de idade e a colheita deve ser realizada semanalmente. Dependendo da cultivar, podem ser necessárias cinco a seis passadas.

Quando armazenadas a 0°C, as frutas frescas duram até quatro semanas.

E continue nos acompanhando! Bons lucros e até a próxima!

Veja também: 

Referências

Mirtilo: a fruta da juventude. Revista HF Brasil. Edição de abril/2019.

O cultivo do mirtilo. Documentos 96. Embrapa Clima Temperado. Pelotas, 2002.