O coentro (Coriandrum sativum L.) é muito parecido com a salsa e, como ela, faz par com a cebolinha no versátil cheiro verde.
É uma hortaliça aromática rica em vitaminas A, B1, B2 e C, pertencente à mesma família da cenoura. Se você observar, vai ver que as folhas de cenoura são bem parecidas com as do coentro.
Também chamado de coriandro ou erva-percevejo, o coentro pode ser usado na forma de chás. Isso porque tem função digestiva e atua contra os gases intestinais.
Além disso, ele tem função inseticida e repelente, sendo ingrediente importante em receitas caseiras contra pragas e doenças de plantas.
Clique aqui e receba grátis uma receita natural com coentro.
Portanto, vale a pena investir nesse cultivo. E veja como é fácil:
1. Atente-se às condições climáticas
O coentro não tolera temperaturas amenas. Por isso, desenvolve-se bem em locais e/ou épocas em que a temperatura passa de 25°C.
Além disso, gosta de muita exposição à luz.
Mas então quando plantar coentro? Veja a melhor época para o cultivo de coentro, dependendo da região:
Clique aqui e receba grátis uma receita natural com coentro.
2. Prepare bem o solo
O coentro desenvolve-se bem melhor em solos férteis, profundos, bem trabalhados e drenados.
Antes de iniciar o plantio, é importante fazer a análise de solo da sua propriedade. Você pode pedir orientação a um técnico da Emater, da Embrapa, da prefeitura ou de alguma organização que preste assistência aos agricultores.
E o ideal para o plantio de coentro é um solo com pH em torno de 6. Se estiver abaixo, faça a correção da acidez do solo com o processo de calagem.
3. Misture o adubo
Ainda na fase de preparação, é importante misturar um fertilizante ao solo. Assim você vai notar a diferença: um coentro verdinho, com aroma bem acentuado.
E o coentro responde bem ao adubo orgânico, de preferência o esterco de curral bem curtido. Sendo assim, o ideal é misturar 5 kg de esterco por metro quadrado.
Se você tiver dúvidas relacionadas a essa fase tão importante do cultivo, clique aqui e receba uma consultoria focada em suas reais necessidades.
4. Coloque a mão na massa: como plantar coentro
O coentro é propagado por meio de sementes. Sendo assim, adquira um bom material, de boa procedência e livre de pragas e doenças.
E o método de plantio é por semeadura direta no local definitivo, que pode ser um canteiro ou até mesmo um pequeno vaso.
Se for plantar em canteiros, adote o seguinte espaçamento: 20 cm entre linhas e 5 cm entre plantas.
Em seguida, insira as sementes a cerca de 2 cm de profundidade.
Para ajudar nesse processo, existem alguns métodos. Eles são utilizados também no plantio de cenoura. Clique aqui para conhecê-los.
5. Cuide da plantação
Você pode utilizar um enraizador para acelerar a brotação do coentro. Clique aqui e saiba como.
Enquanto as plantas crescem, deixe o local limpo e livre de ervas daninhas.
Além disso, utilize água de qualidade para a irrigação, que deve ser frequente. Entretanto, evite o encharcamento.
E, se houver ataque de pragas ou aparecimento de doenças, uma receita natural é uma ótima opção. Clique aqui e obtenha uma receita gratuita.
6. Faça a colheita
Como é uma cultura de ciclo bem curto, você pode iniciar a colheita das folhas cerca de 50 dias após o plantio.
Você pode colher também os frutos-sementes. Quando mais de 50% deles ficarem amarelados, já é hora de começar.
E o ideal é que a colheita seja feita em períodos secos, sem chuvas, pela manhã, de 8 até às 10 horas. Isso porque, nesse horário, o orvalho já secou. E muita umidade facilita o aparecimento de fungos.
Nossas dicas fizeram sentido para você? Ficou alguma dúvida? Clique aqui e receba uma consultoria voltada para as suas necessidades. Vamos construir, juntos, uma agricultura de sucesso!
Por falar nisso, garantiu sua receita grátis de calda natural contra pragas e doenças? Clique aqui. Essa é a sua última chance de aproveitar
E continue nos acompanhando! Bons lucros e até a próxima!
Veja também:
Como plantar couve em 7 passos certeiro
Alface: como cultivar com mais lucratividade
Referências
Catálogo Brasileiro de Hortaliças. Embrapa Hortaliças/ SEBRAE. Brasília, 2010
Coentro. Série Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas. Embrapa.
Doenças do coentro no Brasil. Circular Técnica 157. Embrapa Hortaliças. Brasília, 2016.
Plantas Medicinais. Emater-DF