fbpx

Pé de caju: 7 perguntas e 7 respostas

PÉ DE CAJU

O pé de caju (Anacardium occidentale L) é uma planta tropical brasileiríssima muito importante, especialmente no Semi-Árido nordestino.

Os principais estados produtores são: Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia, onde o cultivo de cajueiro tem uma grande relevância social, devido aos empregos gerados, principalmente na entressafra das culturas tradicionais como milho, feijão e algodão.

Além do uso da polpa (que na verdade é o pedúnculo da fruta) para a elaboração de suco, cajuína, doces e bebidas, aproveita-se a poderosa castanha de caju (fruta verdadeira).

Saiba tudo sobre os principais cuidados com o pé de caju a partir das dúvidas mais comuns sobre o cultivo dessa fruta tão importante para o nosso país.

Mas antes, clique aqui para receber grátis uma receita de adubo Bokashi para auxiliar no cultivo.

Aproveite também para receber sementes grátis pelo nosso Projeto Semente Viva. Clique aqui e saiba mais.

1. Quando plantar caju?

No Nordeste, o plantio em local definitivo costuma ocorrer entre janeiro e abril, enquanto nas outras regiões (como o Centro-Oeste) ocorre no início da estação chuvosa, de setembro a dezembro.

2. Como plantar caju?

O pé de caju pode ser propagado por sementes ou por enxerto. 

Quando as mudas são formadas por meio de sementes (pé franco), os cajueiros duram mais tempo. Entretanto, as plantas demoram para produzir frutos e ficam irregulares, com cores, tamanho, forma e produção diferentes umas das outras. Isto é, funciona melhor em plantios sem fins comerciais.

Portanto, se você quer ter uma produção mais uniforme ou pretende trabalhar profissionalmente com o cultivo de caju, aposte em mudas enxertadas (que você pode comprar prontas ou fazer. Clique aqui e saiba mais sobre métodos de enxertia).

Para o plantio no local definitivo, 2 meses antes do plantio,  utilize uma enxada e faça covas com 2 palmos de largura por 2 palmos de profundidade (em formato de quadrado ou triângulo).

O espaçamento entre plantas e entre fileiras deve ser de 7 metros cada.

Em seguida, misture a terra de cima com adubo (uns 10 litros de esterco de curral curtido ou 3 a 4 litros de esterco de galinha, composto e cinzas).

Na hora do plantio, coloque esta mistura, a muda e complete com a terra de baixo.

Se o plantio for em vaso, escolha um que tenha, pelo menos, 50 cm de diâmetro e 50 cm de profundidade (cerca de 100 litros).

E misture os seguintes ingredientes para fazer esta receita padrão sugerida pela Embrapa Hortaliças para preparar o solo:

Ingredientes (insumos)
  • 50 litros de terra virgem (terra de barranco);
  • 100 gramas de calcário dolomítico ou de cal hidratado;
  • 17 litros de esterco de galinha ou 34 litros de esterco de gado;
  • 200 gramas de termofosfato de rocha ou de farinha de ossos;
  • 200 gramas de composto orgânico.

Atenção: a farinha de ossos (ou o termofosfato de rocha) e o composto orgânico são opcionais, mas deixam o solo bem mais enriquecidos. Clique aqui e veja o passo a passo para fazer uma composteira.

Finalize colocando uma estaca amarrada à muda com um plástico ou barbante para servir de tutor.

3. Como cuidar do pé de caju?

Para começar, faça a desbrota, retirando os brotos do cavalo e aqueles que aparecem muito perto do lugar do enxerto.

Depois, até o oitavo mês após o plantio, retire as flores que aparecerem, pois elas enfraquecem a planta.

Além disso, realize um processo de limpeza das plantas daninhas em volta das plantas, o chamado coroamento.

Faça tudo com muito cuidado para não causar ferimentos às plantas, pois eles podem virar entrada de agentes causadores de doenças.

Se elas aparecerem, use um inseticida natural para o controle. Clique aqui e receba grátis 3 receitas à base de nim.

pé de caju como plantar
O pé de caju é uma planta rústica, mas necessita de cuidados para produzir bem. — Foto: Pixabay

4. Como podar o pé de caju?

Você precisa fazer dois tipos de poda do pé de caju para ter uma melhor produção.

Uma delas é a poda de formação, que é feita depois da colheita e antes da próxima floração. E não é nem um bicho de sete cabeças: você deve apenas cortar os ramos de modo a evitar o entrelaçamento. Corte também os ramos que crescem para os lados, fazendo a tal “formação”.

Além da poda de formação, você também precisa fazer uma poda de limpeza anual, no mesmo período (depois da colheita e antes da floração), retirando os ramos doentes, secos e com presença de insetos-praga, como o pulgão e a mosca branca.

Se eles já estiverem dando dor-de-cabeça para você, clique aqui e receba grátis uma receita para o controle desses insetos.

5. Pé de caju dá flor, mas não dá frutos, o que fazer?

Um dos motivos comuns em cajueiros que não frutificam é a falta de nutrientes.

Por isso, capriche na adubação de cobertura, optando por um bioestimulante enraizador, pois ele deixa as plantas mais fortes e ativa a produção.

Conheça o nosso fertilizante concentrado SV Colecta e surpreenda-se com o resultado.

Entenda melhor como funciona esse tipo de tratamento. Tire suas dúvidas grátis aqui.

6. Quanto tempo um pé de caju leva para dar frutos?

O cajueiro-anão (mais recomendado para o plantio, pois produz mais cedo e em maior quantidade) começa a produzir frutos significativos após 2 anos do plantio.

E como fazer a colheita? Faça a colheita toda manhã, colhendo os frutos recém-caídos e os que estiverem no pé de caju.

Em seguida, retire a castanha e lave a polpa. 

E olha esta dica: tanto faz se você vai vender a polpa para a indústria ou para o consumo in natura, o caju só deve ser colhido mesmo depois de maduro, pois ele não amadurece fora da planta.

7. Como armazenar a castanha de caju?

Antes de qualquer coisa, coloque-as para secar ao sol por 3 dias após a colheita, revirando-as diariamente.

E atenção: se o dia da colheita estiver chuvoso, prorrogue os dias de secagem. Para que elas não fiquem úmidas à noite, cubra-as com um plástico.

Depois desse processo, faça uma seleção, eliminado as castanhas mofadas, brotadas e danificadas, e coloque-as em sacos de estopa.

Durante o período de armazenagem, não deixe os sacos em contato direto com o chão e paredes. Para o empilhamento, utilize caixas plásticas e estrados de madeira.

caju

As nossas dicas fizeram sentido para você?  Ficou alguma dúvida? Clique aqui e receba uma consultoria voltada para as suas necessidades. Vamos fazer, juntos, um cultivo de sucesso!

E continue nos acompanhando! Sucesso e até a próxima!

Leia também:

Pé de figo: como podar

Pimenta habanero: como plantar

Referências

Como plantar caju. ABC da Agricultura Familiar. Embrapa